segunda-feira, 18 de abril de 2011

Quem compara.... Joel Santana X Caio Jr.

Todo mundo já viu alguma propaganda onde o apelo principal está contido em frases como "Quem compara, assina!" ou "Quem compara, escolhe marca tal". E não é a toa que essa estrutura é utilizada. Comparar duas coisas é o melhor modo de saber qual das duas é mais eficiente para o seu objetivo.
Já que o objetivo de todos nós aqui é ver o Fogão jogando bem, ganhando, e fazendo nossa alegria, resolvi fazer uma comparação entre Caio Jr. e Joel Santana. Os modos de cada um escalar o time, de falar com a imprensa, de explicar as derrotas, de utilizar os jogadores da base, etc. Resolvi fazer isso agora unicamente pelo numero de torcedores que tem aparecido reclamando do Caio Jr. Injustamente, na minha opinião.

Mas vamos as comparações. Já vou deixar claro que não terá estatísticas dos dois, porque não sou matemático.
Comecemos pelo Joel Santana. Cara pacato, cheio de mística ao redor, com vícios dificeis de serem arrancados: 5 jogadores lá trás, esquema defensivo, no segundo tempo ia pro tudo ou nada, jogadores no elenco protegidos sem explicação (Alessandro, Fahel...). Alguns jogos de brilhantismo, se auto-proclamou "a lenda", ganhou um título carioca para a gente. Não aproveitou a garotada da base como deveria. Poderia ter utilizado o Cidinho, Lucas Zen, Guilherme, mais cedo. Procurava ser sempre engraçado nas entrevistas coletivas, o que as vezes soava como ironia. Não ouvia os apelos da torcida. Saiu no momento certo do Fogão, não tinha mais condições dele continuar o trabalho aqui.

Agora, vamos ao Caio Jr.: pegou o time em situação difícil. Sem meia armador, laterais ineficientes, defesa esburacada. Com simplicidade e inteligência, está tentando resolver os problemas. Está procurando o melhor esquema a cada jogo, fazendo testes. Colocou a garotada para jogar. Barrou alguns jogadores ineficientes, tipo Marcio Azevedo. Conquistou aliados dentro do elenco, como Loco Abreu. Todo dia faz apelos a diretoria, por novos meias pro time. Fala diretamente com a torcida. Ainda não achou o esquema ideal, mas está sem tempo para isso.

Gostaram da comparação? Se eu esqueci alguma coisa, podem me lembrar, sem problema.
Eu fiz isso para que os que já odeiam Caio Jr. entenderem que ele ainda está no começo do trabalho. E para os que odeiam o Joel para todo o sempre, pensem que ele nos deu um título quando mais precisávamos de auto-estima.

E aí, quem vocês preferem?

Postado por @

6 comentários:

  1. Tenho nada contra o Joel nao..
    Mas o seu estilo de jogo nao da mais pra aceitar!
    Acho que muita gente ta sendo imaturo e irracional com certo dedo de ignorância..
    Pois o Caio Jr. chego no Botafogo agora.. Pessoal nem deu tempo pra ele.
    E ja ta sendo vaiado e xingado.
    Pow a eliminaçao do Bota no Estadual nao é "culpa dele"..
    Cade o amor alvinegro? A estrela solitária?

    Eu no momento to com Caio Jr..
    Mas agradeco o Joel por tudo feito!

    ResponderExcluir
  2. GRANDE BOTAFOGO QUE VIROU RESTO !!

    É SÓ LER QUE O INDEPENDENTE FINANCEIRO JÁ MOSTROU QUE ESTA CAGANDO PARA O CLUBE !!

    SO LEREM O QUE ELE FALOU :

    http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/estadual-do-rio/ultimas-noticias/2011/04/18/querendo-arrumar-o-botafogo-caio-jr-ignora-pressao-e-diz-eu-nao-vivo-mais-de-resultado.jhtm

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Não gosto dessa hstória de cuspir no prato que comeu. Joel consertou um time desacreditado, levantou o caneco.
    Mas os prejuízos que sofremos nas mãos dele são tão inegáveis quanto seus grandes feitos.
    O time apático, sem jogadas definidas que ele construiu desperdiçou uma vaga na Libertadores desse ano no que seria a "Arrancada Final".
    A falta de treino, a permissão de dispensa do Cajá, a insistência em obter glória para si e não para o time, tornaram o ambiente insustentável.
    Embora estivesse com um pouco de raiva do Natalino após a ridícula derrota para o vasco, me emocionei com a despedida dele. É uma pessoa ética, gente boa.

    ResponderExcluir
  5. Apesar de não admirar os trabalhos do Caio Junior, ele subiu no meu conceito quando chegou no Fogão. Ele pareceu ir contra o que me irritava no Joel. Valorizou a torcida, botou o time pra frente e, mais recentemente, criticou essa péssima mania de cruzar a bola pro Loco e ver o que acontece.
    Me entristece ver corneteiro detonando o cara que acabou de chegar no clube e que sequer tem um meia decente pra por em campo. Ainda é muito cedo pra julgar o desempenho do Caio. Mas foi fácil perceber a filosofia do cara, que muito me agradou.

    Acima dos jogadores e da comissão técnica está aquela que decide tudo, a diretoria. É sobre ela que devemos refletir.

    ResponderExcluir
  6. Com certeza o Papai Joel !!!
    Não sei onde os dirigentes dos Botafogo estavam com a cabeça quando contrataram esse tal de C... (nem gosto de citar o nome).

    ResponderExcluir

Deixe seu contato ( twitter, site, algo que possamos digulga-lo )

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Desenvolvido por: Renato Júnior - Fale Conosco