Todo mundo já viu alguma propaganda onde o apelo principal está contido em frases como "Quem compara, assina!" ou "Quem compara, escolhe marca tal". E não é a toa que essa estrutura é utilizada. Comparar duas coisas é o melhor modo de saber qual das duas é mais eficiente para o seu objetivo.
Já que o objetivo de todos nós aqui é ver o Fogão jogando bem, ganhando, e fazendo nossa alegria, resolvi fazer uma comparação entre Caio Jr. e Joel Santana. Os modos de cada um escalar o time, de falar com a imprensa, de explicar as derrotas, de utilizar os jogadores da base, etc. Resolvi fazer isso agora unicamente pelo numero de torcedores que tem aparecido reclamando do Caio Jr. Injustamente, na minha opinião.
Mas vamos as comparações. Já vou deixar claro que não terá estatísticas dos dois, porque não sou matemático.
Comecemos pelo Joel Santana. Cara pacato, cheio de mística ao redor, com vícios dificeis de serem arrancados: 5 jogadores lá trás, esquema defensivo, no segundo tempo ia pro tudo ou nada, jogadores no elenco protegidos sem explicação (Alessandro, Fahel...). Alguns jogos de brilhantismo, se auto-proclamou "a lenda", ganhou um título carioca para a gente. Não aproveitou a garotada da base como deveria. Poderia ter utilizado o Cidinho, Lucas Zen, Guilherme, mais cedo. Procurava ser sempre engraçado nas entrevistas coletivas, o que as vezes soava como ironia. Não ouvia os apelos da torcida. Saiu no momento certo do Fogão, não tinha mais condições dele continuar o trabalho aqui.
Agora, vamos ao Caio Jr.: pegou o time em situação difícil. Sem meia armador, laterais ineficientes, defesa esburacada. Com simplicidade e inteligência, está tentando resolver os problemas. Está procurando o melhor esquema a cada jogo, fazendo testes. Colocou a garotada para jogar. Barrou alguns jogadores ineficientes, tipo Marcio Azevedo. Conquistou aliados dentro do elenco, como Loco Abreu. Todo dia faz apelos a diretoria, por novos meias pro time. Fala diretamente com a torcida. Ainda não achou o esquema ideal, mas está sem tempo para isso.
Gostaram da comparação? Se eu esqueci alguma coisa, podem me lembrar, sem problema.
Eu fiz isso para que os que já odeiam Caio Jr. entenderem que ele ainda está no começo do trabalho. E para os que odeiam o Joel para todo o sempre, pensem que ele nos deu um título quando mais precisávamos de auto-estima.
E aí, quem vocês preferem?
Postado por @luklab