Post replicado do Blog: http://eternamentealvinegro.blogspot.com/ de Pedro Chilingue
Desde que assumiu o comando do Engenhão, no mandato de Bebeto de Freitas, o Botafogo passou aos botafoguenses a ladainha de não poder alterar as cores das cadeiras. A torcida sempre sonhou em vê-las pretas e brancas, personificando o estádio - que pra falar a verdade, nunca teve a nossa cara.
Eis que chega a Brahma, oferecendo um dinheirinho e uma ajuda na melhoria do gramado e PUF - as cadeiras ficaram assim:
Foi o suficiente para causar revolta na torcida. Além de descaracterizar mais ainda nosso estádio, a empresa fez uso de uma das cores do nosso maior rival. E o pior de tudo - obviamente -, com o consenso da diretoria.
A Brahma, como investidora, tem o direito de utilizar a cor que quiser em suas publicidades, e a diretoria permitiu que as cadeiras fossem azuis. Mas será que vale a pena?
O efeito negativo causado pelo vermelho das cadeiras só afasta a torcida da marca. A reação é unânime: todos odiaram. Participo de vários fóruns em diversos sites de relacionamento, e o que mais leio é "não consumo mais produtos da Brahma".
Será que quem planejou essa ação de marketing nem imaginou que uma torcida ALVINEGRA iria simplesmente REPUDIAR cadeiras com a cor do rival? Nós, botafoguenses, exigimos respeito, seja da Brahma ou da diretoria.
E pra quem pensa que eles pararam nas cadeiras, é com muita tristeza que divulgo as imagens abaixo.
Painel na entrada da Oeste Superior:
Painel do telão - onde antes havia imagens de alguns dos nossos ídolos:
Nos entornos do estádio:
Sobrou até pro "Caçador":
Enfim, não tem nem muito o que dizer. Nenhum dinheiro justifica esse uso abusivo e repetitivo. Pra mim, soa como exploração. A diretoria se vendeu. Procurem na internet, imagens dos estádios de Grêmio, Inter, Atlético Paranaense, Boca Juniors e vários outros: TODAS as publicidades, independente da marca, usam as cores de seus respectivos clubes. Particularmente, tive a oportunidade de conhecer a Bombonera, do Boca, e fiquei impressionado: era TUDO azul e amarelo. Até a logo da Coca-Cola.
Pois bem, fica o recado pra diretoria: o clube precisa sim de receitas e não só pode como deve utilizar o Engenhão pra isso. Mas tudo tem limite. Não se vendam. Não vendam nosso orgulho, nossa tradição, nossas cores. Como diz nosso hino, "HONRANDO AS CORES DO BRASIL E DE NOSSA GENTE". Respeitem o Botafogo de Futebol e Regatas.
Tudo tem uma saída..
#CadeirasVermelhasNÃO
Créditos das imagens: Fernando Lôpo e Lucas Amiune
Há um ponto muito interessante levantado nesse texto, que eu gostaria de destacar:
ResponderExcluir"O efeito negativo causado pelo vermelho das cadeiras só afasta a torcida da marca. A reação é unânime: todos odiaram."
Eu, como humilde estudante de publicidade, não vejo sentido no que a Brahma está fazendo. Os torcedores do Botafogo ODIARAM isso, e aposto que nem os torcedores do Flamengo (possível publico alvo) acharam legal, eles não estão nem aí pra essas cadeiras. Além de criar uma publicidade negativa, é esteticamente péssimo! Agora temos cadeiras azuis, vermelhas e brancas no Engenhão! Filma isso de cima para ver o efeito que fica.
Espero que a diretoria do Botafogo, que possui um departamento de Marketing muito competente, perceba a besteira que está sendo feita, e troque umas idéias com a Brahma. Errar é humano, insistir no erro é burrice.